Boas Vindas!

Olá amigos, sei que o mundo hoje está informatizado, conectado à Internet numa velocidade que mal conseguimos acompanhar, porém minha proposta é que vocês parem um pouquinho para apreciar essa Carrocinha que vai passando cheia de novidades em Artesanatos. Você pode até encontrar aquele presente que queria tanto dar a alguém ou a si mesmo. Pode até só ficar apreciando e descansando os olhos sobre os charmosos trabalhos que lhes ofereço. Não deixe de postar seu comentário, será um prazer conhecer sua opinião e, quem sabe, lhe entregar uma dessas "mimosuras" de nossa “Carrocinha.com Artes!”

Venha conosco

Venha conosco

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Dicas Scrapboook


‘Dicas para Iniciantes’ 


Scrapbooking é a arte de juntar fotos e recordações em um álbum, de maneira criativa, preservando memórias, fatos e perpetuando as historias, através da personalização de paginas e do uso de material adequado. Essa técnica não é utilizada apenas na criação de paginas, também pode ser aplicada em MDF, criação de mini- álbuns, calendários, marcadores de livro, porta retratos, agendas, cartões e onde mais a sua imaginação e criatividade permitir…
A prática de scrapbooking existe há mais de 100 anos. Contudo, o problema sempre foi que a maioria dos papéis, etiquetas e adesivos usados, eram extremamente prejudiciais ao conteúdo, e assim arruinavam muitas fotografias estimadas. Com o tempo a cola soltava, fotos e detalhes caíam, papéis e fotos amarelavam. Hoje em dia, existe um tipo especifico de material para ser utilizado no scrapbook, para que o trabalho não estrague, não desbote, em longo prazo. O tipo de material ideal é o Acid Free, livre de ácido e deve ser se lignina (lignin-free).
O scrapbooking surgiu como um hobby quando as pessoas viram a necessidade de preservar memórias e fotografias estimadas. O crescimento desse hobby aconteceu com o lançamento de produtos cada vez mais bonitos pelas indústrias.
Scrapbooking é uma atividade gratificante e criativa para todos. E é justamente essa sensação de prazer e de satisfação que nos faz dedicar um pouco do nosso tempo para criar páginas decoradas para álbuns de scrapbook. É como se estivéssemos revivendo o instante em que as fotos foram tiradas. Além disso, é uma maravilhosa terapia rever e reviver as boas memórias que nos trazem todas aquelas fotos de amigos, parentes, e de eventos tão importantes em nossas vidas.
História da Arte do ScrapBooking
O termo “scrapbook” vem de papéis coloridos brilhantes que eram chamados de “scrap” sendo originalmente os recheios dos primeiros álbuns. A arte de Scrapbook te vê início há muitos séculos, através de diários, jornais e livros, na Alemanha passando então para a Inglaterra. No século XVII havia um tipo de “álbum” chamado de Commonplace Books, onde as pessoas escreviam poemas e anotações; estes diários eram feitos à mão. Outro tipo interessante era o “álbum dos amigos”, e nesse “álbum” havia pensamentos e recordações, sendo costume da época colecionar cabelos dos amigos como lembrança. Nos estados Unidos, a arte de Scrapbook chegou há mais de cem anos, desenvolvendo-se principalmente na América do Norte, em regiões como Salt Lake City em Utah, onde se concentram muitas famílias da religião Mórmon.
Por volta de 1880, quando a primeira câmera foi inventada, as fotos de família foram aparecendo nos álbuns. Países como Inglaterra, Austrália, mas principalmente EUA, mostrou grande interesse pela arte.
Os Materiais
O scrapbook hoje tem um mercado muito amplo de materiais, mas você deve começar pelo básico, até porque, algumas técnicas exigem um pouco mais de conhecimento.
Materiais Básicos:
Base de Corte
A base de corte é fundamental para cortar o papel, assim protege sua área de trabalho e o corte da lamina da sua ferramenta.  Quem faz em larga escala, ou faz muito scrap, pode usar a guilhotina, mas mesmo assim, para alguns detalhes é necessária a base de corte. Ela é encontrada em três tamanhos: A4, A3 e A2. A base A3 é a mais utilizada, tem tamanho 300 x 450 mm, e é ideal para quem não tem muito espaço para o trabalho, e ao mesmo tempo, quer precisão no corte do papel. Todos os modelos possuem marcação de medidas.

Estilete
O estilete você pode usar qualquer um, desde que ele tenha um corte preciso, e seja confortável para o manuseio. E  também pode utilizar estiletes de precisão, proporcionando maior firmeza e segurança.
Régua Metálica
Para apoiar o corte com o estilete, é fundamental uma régua metálica, este te dará precisão no corte. A régua plástica não é indicada, pois o estilete irá cortar o plástico.
Lembrando, o material da régua deve ser de Aço, e não alumínio. O alumínio, assim como o plástico, também lasca com o passar da lâmina do estilete. Outro detalhe, a régua deve ser de 30 cm ou mais, para facilitar o trabalho.
Cola
Existe uma cola desenvolvida especialmente para scrapbook, essa deve ter a consistência ideal e deve ser totalmente livre de ácido (acid free) e ter pH neutro. O ácido corrói as fotos, e com o passar dos anos dá aquele aspecto amarelado, manchado, desbotado, desgastado,  e antigo nas fotos. Existe também ainda, a opção de cola em fita, é muito prática de usar e não tem perigo de vazar no seu projeto.
Fitas Adesivas Dupla Face
As fitas dupla face são encontradas em dois tipos: A dupla face simples, e a dupla face espumada. A dupla face simples é utilizada para colar detalhes mais fino, como fitas, tiras de papel, fotos, entre outros. Já com a dupla face espumada (também conhecida como fita banana), serve para dar relevo aos elementos que se quer destacar.
Fita adesiva dupla face simples
Fita adesiva dupla face espumada em rolo ou pré cortada
Tesoura
A tesoura escolhida para o scrap deve ser de tamanho médio e com uma ponta de precisão para corte detalhado. Existem também tesouras artesanais que permitem cortes artísticos. Pode ser encontrada com lâmina em metal, e também em teflon, que a torna antiaderente.
O ideal é você ter uma tesoura para cada trabalho. A tesoura de papel deve somente cortar papel. E é importante também ter mais duas: um modelo mais simples para cortar fitas adesivas e outro específico para cortar tecido.
Ilhoses e Bailarinas
Ilhós metálico é um acessório para aplicação em papel. Possuem vários formatos e tamanhos
Bailarinas são ótimas para fixar transparências nas páginas. Também são chamadas de brads.
Bailarinas (também conhecidas como Brads)
Ilhoses (também conhecidos como Eyelets)
Aplicador de Ilhoses
Existe uma variedade grande de ferramentas para aplicar ilhós, como por exemplo:  Crop-a-dile, Crop-a-Dile Big Bite, Sillent Setter, Martelo + Vazador + Fixador de ilhós.
Papéis
O padrão americano mede 30,5cm x 30,5cm.  A gramatura pode variar e tem uma infinidade de modelos: podem ser lisos, estampados, texturizados e até transparentes (acetato). Existem também os de face única ou com dupla face, podendo ser de um lado estampado e do outro liso, ou ambos estampados, ou ambos lisos. Para que se conservem por muito tempo sem amarelar ou manchar e sem danificar suas fotografias é necessário que todos os papéis e materiais usados sejam de pH neutro a alcalino e ainda não sofram desgaste, desbotamento ou enferrujem com o tempo, no caso dos papéis além de serem “acid-free”, devem ser sem lignina (lignin-free). Hoje, também é possível encontrar papéis em ouros medidas como 15×15cm e ainda tamanho A4.
Carimbos e Carimbeiras
Com carimbos e carimbeiras é possível customizar muito mais o seu trabalho, pois você pode trabalhar com detalhes, fazer estampas, e com uma esponja molhada na carimbeira, pode fazer sombreados nas bordas dos papéis, dando um toque especial no papel. Existem tipos de carimbos diferentes como por exemplo; silicone, madeira e borracha. E variedade grande de cores de carimbeiras.
Adesivos
Os adesivos são bastante utilizados para decoração de projetos, agendas, scrapdecor, etc. Basta usar a criatividade.
Canetas
Um dos elementos básicos de uma página de scrapbooking é o journaling(texto). E, para escrevê-lo, devemos utilizar canetas apropriadas, podem ser utilizadas caneta permanente ou de gel. Elas também podem ser utilizadas para fazer detalhes nas páginas e elementos. Os adesivos também são bastante utilizados para fazer título nas páginas e journaling.
Fitas, botões, sianinha, rendas, feltro, apliques, costura, fitas e muitos outros
Para você decorar e usar a criatividade.
Pérolas, Cristais e Flores de Tecido e de Papel
Abuse das pérolas, dos cristais e das flores, eles dão um toque de classe e elegância aos seus trabalhos!
DVD
Os DVDs ajudam muito, eles sempre trazem dicas e toques bacanas, principalmente se você estiver começando e também pode ajudar a aprimorar as técnicas e conhecimentos de quem já faz parte deste maravilhoso mundo do scrap.